Pular para o conteúdo principal

São Paulo ganha festival que celebra a cultura cubana


No ano em que Cuba celebra os cinco séculos de fundação de Havana, a Associação de Cubanos Residentes no Brasil promove, em 2 de novembro, a partir das 15h, no Centro Cultural Estação Estrella Galicia Rio Verde (CCRV),  o Festival Dia da Cultura Cubana. Com direção artística da Difusora Cultural Havana 6463, o objetivo deste evento é divulgar os variados elementos da rica cultura cubana e celebrar os 500 anos da capital. Oficialmente, a maior e principal cidade da ilha foi fundada em 16 de novembro de 1519 com o nome de Villa de San Cristóbal de La Habana.

Com variada oferta de atividades e acesso gratuito, o festival contará com degustação de pratos da tradicional culinária cubana, apresentações de dança, exposições de fotografias e artes plásticas, exibição de documentários , shows e até um workshop de charutaria.

Entre os shows programados, o de Carlos Ceiro e Los Seis do Sur (às 15h) brindará o público com uma apresentação da mais nova formação musical cubana de São Paulo (com músicos cubanos e brasileiros) que promete matar a saudade da Cuba dos anos 20 e 30. Com uma formação de sexteto, o cantor, baixista e percussionista Carlos Ceiro sobe ao palco com um repertório mais tradicional da música cubana, muitas delas conhecidas no Brasil por meio do Buena Vista Social Club, as quais podem até hoje ser ouvidas nos barzinhos das ruas de Havana Vieja. 

Por sua vez, o show “Quimbara Convida Fernando Ferrer”, às 18h, executará os ritmos que embalam as festas e danças de Porto Rico e Colômbia, com interpretação revisitada, pelo grupo paulistano, de boleros, cumbias e muito cha cha cha. No repertório, clássicos de Willie Colon/Hecyor Lavoe, Orchestra Harlow, Conjunto Chappottín, Arsenio Rodriguez, Lucho Bermúdez e Simon Diaz, entre outros. Convidado do grupo, Ferrer nasceu em Santiago de Cuba e é considerado um dos nomes mais expressivos da atual música latina, tendo se apresentado em diversos países, da América ao Oriente Médio.

Às 20h, Yaniel Matos (jazzista e violoncelista cubano radicado na capital paulista), que já se apresentou com Carlinhos Brown e Fabiana Cozza, compartilhará o palco com os músicos Cuca Teixeira (bateria), Sidiel Vieira (baixo) e Luiz Cabrera (sax). Na sequência, às 22h, a banda Batanga & Cia se apresentará com um repertório que explora diversos gêneros da música popular de Cuba e do Brasil. Sua formação conta com percussão, flauta, piano e contrabaixo , que, em harmonia, transformam os ritmos cubanos que se aproxima ora do samba, ora do chorinho.

A agenda de shows do festival se encerrará à meia-noite com “Timba Havana Convida Marina de la Riva”.  A orquestra, formada por 12 músicos cubanos e brasileiros, é conhecida pela interpretação de temas autorais e composições consagradas do universo ‘salsero’. O grupo tem por proposta a timba, gênero cubano considerado ‘a evolução da salsa’ que vem conquistando plateias desde o início da década de 90. Como convidada, a cantora brasileira Marina de la Riva, filha de pai cubano, que mescla em suas canções elementos da música latina com a brasileira.

Um dos momentos mais aguardados do evento será um concurso de danças populares cubanas – como guaguancó, pilón, mambo, cha cha cha, casino e son – que oferecerá aos vencedores uma viagem (de uma semana de duração) para Cuba com todas as despesas pagas. Para participar, basta acessar e se inscrever em https://www.havana6463.com.br/concurso-de-bailes-populares-cubanos/

A Associação de Cubanos Residentes no Brasil, que não tem viés ideológico, tem por proposta desenvolver e criar iniciativas que aproximem a comunidade cubana e simpatizantes em torno dos elementos culturais e dos esportes mais populares da ilha. “A associação, fundada em 2018, reúne cerca de 2.500 pessoas entre cubanos, familiares e descendentes e tem se dedicado a promover atividades culturais e jogos de beisebol, assim como ajudado cubanos em questões relacionadas à saúde”, diz o presidente da entidade, Eduardo Llerena.

PROGRAMAÇÃO

14h: abertura da casa

Espaço Havana- Pátio do CCRV

- Exposição de fotografia “Músicas Cubanas”, de Maurizio Logombardi

- Exposição e performance de Artes Plásticas com Aléxis Flores Peres

- Mostra de documentários e videoclips

- Show de Carlos Ceiro e Los Seis do Sur (às 15h)

Espaço Santiago de Cuba – Teatro do CCRV

18h: show “Quimbara Convida Fernando Ferrer”

19h: DJ Cecilia Yzarra

20h: Show de Yaniel Matos e convidados

21h: DJ Mauricio Bade

22h: show Batanga & Cia

23h: DJ Julio Moracen

00h: show “Timba Havana Convida Marina de la Riva”

SERVIÇO

Festival pelo Dia da Cultura Cubana

Onde: Centro Cultural Estação Estrella Galicia Rio Verde

Endereço: Rua Belmiro Braga 1119 - Vila Madalena

Quando: 2 de novembro (sábado)

Horário: a partir das 15h

Ingresso: grátis




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

KLB chega em SP para 2 shows no Teatro Bradesco no final de semana

O fenômeno KLB, um dos nomes mais importantes da música brasileira dos anos 2000, vem provando que, mesmo após hiato de sete anos, o amor, o encanto e o respeito do público pelo trabalho do grupo só aumentou e, inclusive, ultrapassou gerações.  O retorno de Kiko, Leandro e Bruno aos palcos continua sendo um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e em destaque nos principais meios de comunicação do país, pois os shows da turnê comemorativa “20 +2 Experience” têm atraído uma legião de fãs em cada cidade e conquistado muitos elogios pela impressionante superprodução de palco, som e luz. Após estreia com show sold out na Vibra São Paulo, os músicos reencontram o público paulista neste final de semana. Os shows acontecem nesta sexta-feira (28/10) e sábado (29/10), no Teatro Bradesco. Mais informações sobre valores de ingressos, pontos de venda e como garantir presença no meet and greet estão disponíveis em  https://klb.com.br/#ingressos   Para euforia do público, que h...

Humorista Renato Albani grava show “Me Tornei Quem Eu Mais Temia” no Teatro Bradesco

O humorista capixaba Renato Albani, chega em São Paulo para a gravação do seu show “Me Tornei Quem Eu Mais Temia” no Teatro Bradesco. O show, que terá duas sessões no dia 23 de julho - às 19h com gravação especial e às 22h normal - já tem ingressos à venda nas bilheterias dos Teatros Bradesco e Opus Frei Caneca, além do site uhuu.com. Mais informações no serviço. Tem em seu currículo participações no programa Tudo é Possível com Ana Hickman, The Noite com Danilo Gentili, Roberto Justus Mais, além de shows no canal Comedy Central. Albani já fez turnês internacionais pela Europa e Japão e ficou por mais de 3 anos em cartaz com seus shows solos “O Melhor Trabalho do Mundo” e “Alguém Me Explica o Mundo”. Atualmente está com “Me Tornei Quem Eu Mais Temia”, um show de comédia que fala sobre acontecimentos da sua vida, pensamentos distorcidos e divertidos e também aborda situações inusitadas que viveu, criando assim uma identificação com o público.  Ingressos Teatro Bradesco (Rua Pal...

Paris Hilton diz que não vai pegar gripe suína porque "não come porco"

" Paris Hilton cometeu uma gafe daquelas ao ser questionada por um paparazzo se ela tem medo de pegar a gripe suína. Confiante de si mesma, a socialite disse que a epidemia não a atinge, por "não comer carne de porco", segundo informações do site Celebitchy . O que Paris não deve saber é que, segundo os especialistas, a carne de porco não transmite a gripe suína" GENTE, PARAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA O MUNDO Q EU QUERO DESCER!!! DEPOIS DESSA O NOSSO PLANETA TA PERDIDO MESMO!!!